Vai vir a Santiago ou conhece alguém que vai e precisa de ajuda? Aqui está o primeiro artigo do guia completo cheio de dicas sobre a cida...

Como ir do aeroporto até o hotel em Santiago do Chile e vice-versa



Vai vir a Santiago ou conhece alguém que vai e precisa de ajuda? Aqui está o primeiro artigo do guia completo cheio de dicas sobre a cidade. Aqui vou explicar tudo detalhadinho sobre transfers de chegada e partida, dinheiro, hospedagem, internet, passeios etc.
Sinta-se a vontade para comentar o post com qualquer dúvida que ainda exista após esse a leitura desse artigo ou se preferir, você pode me escrever diretamente pelo Instagram.
Então vamos lá:

1. Transfer aeroporto x hotel e vice-versa
Essa é uma das maiores dúvidas das pessoas que decidem visitar Santiago. Chegando ao aeroporto de Santiago você será abordado por várias empresas de táxi e transfer oferecendo translado até o seu hotel/hostel, isso pode inclusive ser um tanto quanto inconveniente pois eles são extremamente insistentes. Abaixo colocarei as opções em ordem desde a maneira mais e econômica até a mais custosa.
 Ônibus + metrô (chegada):
Ao chegar no aeroporto, você pode sair pela área de desembarque e procurar os ônibus que fazem o trajeto: aeroporto x Pajaritos (estação de metrô na L1, vermelha). Eles ficam logo na saída do desembarque, não tem erro. Existem duas empresas que fazem esse trajeto, a Centropuerto (1.800 CLP apenas ida ou volta, ou 3.200 CLP ida e volta) e a Turbus (1.900 CLP apenas ida ou volta). Não existe diferença entre as duas e os ônibus costumam sair a cada 10/15 minutos (de 6:00 da manhã até as 23:30h), após 23:30h os ônibus tem saída a cada uma hora (funcionam 24h por dia!).
Chegando na estação de Pajaritos (que já é terminal de ônibus e metrô no mesmo espaço), você precisa comprar o cartão do metrô, que se chama BIP (1.500 CLP)e fazer uma recarga de passagem para ir até a estação de metrô mais próxima de onde você vai se hospedar. Lembrando que o cartão não precisa ser individual, então se você está viajando acompanhado vocês podem compartilhar o uso do mesmo cartão. As tarifas do metrô em Santiago variam de acordo com o horário e dia da semana, para maiores informações sobre tarifas e horários, consulte o site oficial.
Dessa maneira você gasta aproximadamente 1h desde o aeroporto até o centro.
 Metrô + ônibus (volta):
Para ir do seu hotel/hostel até o aeroporto é super simples também. Você precisa pegar um metrô que vá até a estação de Pajaritos (L1, vermelha). Ao chegar na estação você precisa ir até a área de embarque e desembarque dos ônibus locais e regionais. Chegando ali, ao lado esquerdo tem uma rampa (de grade verde) que diz “AEROPUERTO”, e adivinha? É lá que você precisa ir. Os valores são os mesmos descritos acima para a chegada, o ônibus vai te deixar na frente dos portões de embarque. A verdade é que há várias estações de metrô nas quais você vai conseguir pegar esse ônibus para o aeroporto, as principais são: Universidad de Santiago, Los Heroes e Pajaritos, porém eu sempre prefiro pegar em Pajaritos, por mais que seja a mais longe de todas (e mais próxima ao aeroporto) é a que te permite estar menos tempo presa no trânsito caótico de Santiago. Porém se você está indo com tempo de sobra e não quer correr o risco de ter que ir em pé no ônibus (o trajeto é de aproximadamente 40 min), te aconselho que pegue na estação de Los Heroes que é a mais próxima ao centro e ponto de partida dos ônibus, assim sua chance de garantir um acento será muito maior.
Dessa maneira você gasta aproximadamente 1h desde o centro até o aeroporto.

Transvip (ida):
Transvip nada mais é do que o transfer oficial do aeroporto, custa entre 7.000 e 8.000 CLP por pessoa o transfer compartilhado. Eles também têm opção de transfer privado, o que sai um pouco mais custoso. Os valores dependem de onde você vai se hospedar, portanto, consulte as tarifas no site oficial. Para fazer a reserva você precisa entrar no site e por lá mesmo consegue reservar, porém não é algo essencial, você pode chegar ao aeroporto e procurar a empresa que também fica na saída do desembarque e reservar ali na hora mesmo. Eles também funcionam 24h por dia.
Dessa maneira você gasta entre 1 e 2h desde o aeroporto até o centro em transfer compartilhado.
Transvip (volta):
A volta pela Transvip precisa ser agendada com antecedência de pelo ao menos 24h! Você consegue fazer a reserva pelo site ou por telefone, se você estiver hospedado em hotel ou hostel, você também pode pedir ajuda pra reservar na recepção. As tarifas são as mesmas da chegada.
Dessa maneira você gasta entre 1 e 2h desde o centro até o aeroporto em transfer compartilhado.
Táxi (ida):
Taxistas na maioria das vezes são sinônimo de problemas para turistas em Santiago, assim como em vários outros lugares do mundo. Os taxis aqui dão voltas que não existem pra te cobrar mais caro, alteram a bandeira pra corrida sair mais cara, te passam nota falsa, combinam um valor mas quando chegam no destino final dizem outro e por aí vai. Se você tem intenção de pegar um táxi do aeroporto até seu local de hospedagem, te aconselho que converse muito bem com ele sobre o valor antes de entrar no carro, para evitar problemas (NUNCA pague mais que 20.000 CLP num carro para 4 pessoas). Aconselho também que já tenha o dinheiro exato, evitando assim que o taxista precise devolver troco, diminuindo assim o risco de receber notas falsas.
Dessa maneira você gasta aproximadamente 30/40 minutos do aeroporto até o centro.
Táxi (volta):
As mesmas regras da chegada servem pra volta.
Dessa maneira você gasta aproximadamente 30/40 minutos do centro até o aeroporto.

Uber (NÃO RECOMENDADO)
Uber no Chile é ilegal, há vários casos de pessoas que perderam seus voos devido a cancelamento da corrida por parte dos motoristas de Uber, portanto é super comum que o motorista te envie mensagem perguntando qual seu destino. Há casos de motoristas de Uber que não se importam com a fiscalização e fazem corrida ao aeroporto, porém eu não aconselho esse tipo de transfer pois recentemente um motorista de Uber foi baleado por um policial dentro do aeroporto enquanto trabalhava lá dentro. Na cidade o uso do Uber é super tranquilo e comum, eu por exemplo sempre uso Uber e nunca taxi, mas por ser ilegal eles sempre pedem que alguém sente na frente para em caso de fiscalização se passarem de amigos de seus passageiros. A corrida de Uber nesse trajeto pode variar entre 10 e 20.000 CLP num carro pra 4 pessoas.
Dessa maneira você gasta aproximadamente 30/40 minutos do aeroporto até o centro e vice-versa.
Transfer
Essa é a opção mais custosa e também mais confortável. Você pode cotar valores de transfer diretamente com agências de turismo, para mais informações sobre transfer ou tours em Santiago, você pode me enviar uma mensagem pelo Instagram (@bancandolagringa) e eu passarei o orçamento de acordo com o local em que você estará hospedado. Lembre-se que se você viaja em um grupo de 3 ou 4 pessoas por exemplo, você precisa de um carro maior devido as malas, que no caso seria um carro para 6 pessoas.
Dessa maneira você gasta aproximadamente 30/40 minutos do aeroporto até o centro e vice-versa.

Esse foi o artigo 1 dos outros que ainda estão por vir, deixe suas sugestões nos comentários e não deixe de me seguir no Instagram (@bancandolagringa) para mais dicas.
Beijinhos e excelente viagem a vocês!


QUER VIAJAR GASTANDO MENOS? SÓ CLICAR NESSES LINKS DE DESCONTO ABAIXO:

- DESCONTO WORLDPACKERS
- O QUE É A WORLDPACKERS?
- SEGURO VIAGEM
- PASSAGEM AÉREA BARATA
- DESCONTO AIRBNB
- DESCONTO BOOKING

5 comentários:

  1. Oie! Vou pra Santiago na primeira semana de outubro, com meu marido. Vamos chegar no aeroporto 2h30 da manhã. Nossa primeira opção seria o ônibus e metrô, mas estou com um pouco de medo por ser de madrugada. Pretendemos ficar no centro historico hospedados e vamos apenas com bagagem de gabine. Você acha desaconsenlhável ou perigoso usar esse serviço de madrugada? Ab

    ResponderExcluir
  2. Não seri melhor vc dizer que o “Uber no aeroporto é ilegal” ao invés de “Uber no Chile é ilegal”.
    Fiquei não duvida porque em seguida vc diz que é tranquilo fora do aeroporto É tranquilo pq não tem fiscalização? Ou pq fora é legal?

    ResponderExcluir
  3. MAravilhosa, isso é fantástico, pessoal tem cobrado média 20.000 pesos para uma viagem. Desta forma gastamos praticamente NADAAAA... fantástico, vou compartilhar com toda galera. Sucesso. Gratidão

    ResponderExcluir
  4. Olá suas dicas são ótimas. Porém gostaria de saber qual seria a melhor opção de ida até meu hostal pois meu
    vôo chega as 22hs em santiago.

    ResponderExcluir

Esse artigo te ajudou? Me conta nos comentários! Ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui também, vai ser um prazer te ajudar 🌻 👇