Que poucos lugares no mundo são tão impressionantes como o Deserto do Atacama, não é  novidade para ninguém. Mas tem um lugar por lá qu...

Lagunas Escondidas de Baltinache: Como Funciona e Valores




Que poucos lugares no mundo são tão impressionantes como o Deserto do Atacama, não é  novidade para ninguém. Mas tem um lugar por lá que fica fora de muitos roteiros e que é um dos lugares mais espetaculares que já vi na vida: as Lagunas Escondidas de Baltinache.
As Lagunas Escondidas de Baltinache são um conjunto de 7 lagoas que mais parecem ter saído de um sonho. Elas são formadas por água com cores vibrantes que tiram o fôlego e te fazem não querer sair de lá. Há alguns poucos anos, essas lagoas nem entravam nos roteiros no Atacama, e mesmo hoje ainda não há tanta informação disponível e muita gente acaba nem sabendo da existência desse lugar incrível (o que faz desse passeio um pouco mais privativo também). Por isso resolvi reunir mais informações sobre esse tour para ajudar você a planejar a viagem e conferir esse lugar imperdível de pertinho.

Como elas surgiram?

Na década de 80, a exploração do lítio estava em alta na região, e durante as perfurações, a água do subsolo brotaram em vários pontos, formando basicamente poços de água cristalina no meio do Salar.
Com formatos e águas de cores que são difíceis de acreditar (até você ver com os próprios olhos), as Lagunas Escondidas têm sido uma verdadeira surpresa para quem visita o Atacama.

E pode tomar banho nessas lagoas?

As lagoas estão inseridas em uma área muito rica de minerais e metais, o que faz com que a maioria delas fiquem impossibilitadas para banho.
Porém a boa notícia é que na primeira e na última é possível tomar banho e flutuar na lagoa como se não houvesse amanhã (e nem boletos)!
Por estarem no salar, a água que compõe essas lagoas possui grande concentração de sal (cerca de 8 vezes maior do que no mar), deixando a água mais densa e fazendo que nosso corpo flutue fácil fácil.
A minha dica é que você caminhe até a última lagoa e tome banho na primeira (depois de conhecer todas e voltar a entrada), para não fazer o percurso inteiro com as roupas molhadas e com o corpo cheio de sal, que pode dar uma reação alérgica. Mas se você quiser curtir a experiência do banho duas vezes, se joga! Porém recomendo que entre aos poucos pra saber se seu corpo reagirá bem ou mal a tanto sal!
Em relação ao clima, no verão as águas ficam bem mais agradáveis para banho, e você não pode deixar de dar um mergulho. Já no inverno, as temperaturas baixam bastante e a água chega a uns 5 ºC, e é preciso uma dose maior de coragem.

Como funciona o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache?

O Tour pelas Lagunas Escondidas pode ser feito com a duração de um dia inteiro ou de meio período.
O nosso tour vai das 14:30h às 19h e da para aproveitar muito! O tour começa pela atração principal, que são as Lagunas Escondidas.
Você poderá caminhar pelo deserto e se deslumbrar com paisagens de tirar o fôlego e aproveitar o cenário formado pelas lagunas de cor turquesa em meio à natureza exótica do Atacama.
Após curtir bastante as lagunas, é hora de conhecer o Magic Bus, um ônibus abandonado em meio ao deserto, que forma um cenário cinematográfico. (LEMBRANDO QUE ATUALMENTE ESSA VISITA ESTÁ PROIBIDA POIS HÁ UM DUTO DE GÁS EM MANUTENÇÃO POR LÁ. VERIFIQUE ANTES COM SEU CONSULTOR DE VENDAS SE ESTÁ SEGURO OU NÃO A VISITA!)
É impossível não lembrar do filme Into the Wild (Na Natureza Selvagem, 2007 - assistam, é muito bom!), que conta a história de um jovem que resolve se livrar de tudo que ele tem e viajar sozinho em um ônibus pelo Alasca.
Essa é aquela hora de soltar o dedo (e as poses) e tirar várias fotos criativas e diferentes no Magic Bus - é possível até subir no ônibus e ousar um pouco mais nas fotos (só tenha um pouco de cuidado, pois ele está meio enferrujado).
Após a visita ao ônibus, fechamos nosso roteiro curtindo um belíssimo pôr do sol em plena Cordilheira de Sal.
Formada há cerca de 23 milhões de anos, a Cordilheira de Sal é composta por várias rochas sedimentares e inúmeros minerais e substâncias que formaram uma paisagem espetacular.
Essa cordilheira aflorou durante a elevação dos Andes e foram esculpidos pelo vento em diferentes direções e formatos, tornando o visual único digno de Hollywood. Ah! e é na Cordilheira de Sal que fica o famoso Valle de la Luna. Já dá para imaginar como é incrível curtir o pôr do sol por lá, né?!

Preços do Tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache

Nosso tour foi feito com a Unimundo Experience em veículo de tração 4x4 para até 6 pessoas e custa $ 55.000 CLP, você também pode contratar um tour compartilhado que tem o valor de 30.000 CLP. Independente do tour que você escolha, paga-se 5.000 CLP para entrara na área das lagoas! - o valor em real vai variar de acordo com a cotação da moeda no dia que você fecha o tour.
Para fechar o tour com a gente, pode falar comigo pelo email “bancandolagringa@gmail.com”, ou pelo eu instagram @bancandolagringa. Se preferir falar direto com a agência, não esqueça de dizer que viu a indicação aqui!



Dicas do Bancando la Gringa

1.
A dica número 1 é levar roupas de banho (já vai vestido com as roupas de banho por baixo para não perder tempo trocando, ainda mais se estiver frio), e chinelos são super importantes, já que na hora de sair das lagunas o chão pode ser áspero e seu pé estará cheio de sal.
2. Não esqueça a garrafa com água. Apesar de parecer óbvio, muita gente esquece, e o ambiente árido do deserto vai te exigir estar sempre hidratado. Bonés ou chapéus também são essenciais.
3. Protetor solar biodegradável, pois o ecossistema das lagunas são muito sensíveis e por serem poços, não há renovação constante de substâncias com o ambiente (como em um rio), por isso é muito importante não interferir no equilíbrio natural e composição da água.
4. Leve um lanchinho. Como não há nenhum comércio nas proximidades, e o passeio dura cerca de 5 horas, é recomendável levar algo para comer e matar a fome no meio tempo.
5. Leve uma jaqueta corta-vento mesmo no verão. Apesar de não ser frio no verão, vale a pena levar uma jaqueta pois lá o vento é intenso por ser uma área enorme e aberta. No inverno, vá bem agasalhado, pois a temperatura cai bastante.
6. Tênis ou bota de trilha são essenciais! O tour envolve bastante caminhada e o terreno não é regular, então é importante estar confortável e calçado com sapato resistente e preparado para o ambiente.

Sem dúvidas, o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache precisa entrar no seu roteiro! Para fazer esse passeio no Atacama com segurança e qualidade, fala comigo para fecharmos o seu tour. Sua experiência será incrível!

Prefere assistir? Já tem vlog no YouTube contando tudo sobre esse tour incrível!



QUER VIAJAR GASTANDO MENOS? SÓ CLICAR NESSES LINKS DE DESCONTO ABAIXO:

- DESCONTO WORLDPACKERS
- O QUE É A WORLDPACKERS?
- SEGURO VIAGEM
- PASSAGEM AÉREA BARATA
- DESCONTO AIRBNB

Continue ligado no blog e no YouTube para acompanhar todas as dicas! Eu estou fazendo vlog de tudo!!!!

Te vejo pelo mundo, bora viajar e não se esqueça de me seguir no Instagram pra ver todas as minhas viagens em tempo real pelos stories e super dicas pra facilitar ainda mais a sua viagem!

0 comentários:

Esse artigo te ajudou? Me conta nos comentários! Ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui também, vai ser um prazer te ajudar 🌻 👇