Cada vez mais procurado no impressionante Deserto do Atacama, o Tour aos Geysers del Tatio é aquele passeio incrível que vai te tirar da...

Geysers del Tatio: saiba tudo sobre esse passeio imperdível no deserto mais árido do mundo!



Cada vez mais procurado no impressionante Deserto do Atacama, o Tour aos Geysers del Tatio é aquele passeio incrível que vai te tirar da sua zona de conforto (literalmente): o lugar fica a mais de 4 mil metros de altitude.
O visual por lá é espetacular e show dos gêiseres, apesar de durar apenas algumas horinhas, vale super a pena!
Por isso decidi preparar esse post para você com várias informações e dicas para que você conheça os incríveis Geysers del Tatio comigo!

O que são os Geysers del Tatio?

Os Geysers del Tatio (ou gêiseres, em português) são um campo geotérmico de origem vulcânica, imerso em uma paisagem árida impressionante. A água brota das profundezas do solo com muita pressão e temperatura altíssima, formando um jato de vapor quando entra em contato com o ar frio do deserto pela manhã. Ou seja: os gêiseres são vulcõezinhos de água (e não de lava, para nossa sorte).
Tá, mais como é que eles surgem? Na região do Atacama, água das Cordilheiras dos Andes vai infiltrando nas rochas vulcânicas atingindo 15 a 30 km de profundidade no solo. Nessa profundidade, especificamente nessa área, há um campo de magma vulcânico com temperaturas de nada menos que 650 graus celsius. Combinando pressão e temperatura, a água procura por onde sair e daí surge o gêiser (tchan nan!!!).

Um informação interessante é que o campo dos Geysers del Tatio é considerado o terceiro maior  e mais intenso campo de gêiseres do mundo e são formações bem raras. Por isso, você tem a chance de viver uma experiência praticamente única. Além de tudo, esse lugar é tudo, menos imprevisível. Eles entram em erupção de tempos em tempos, de acordo com a atividade subterrânea e, de uma hora para outra, um novo gêiser pode se formar. Mas o que se sabe é que o ar mais frio torna mais visíveis os jatos, por isso que os passeios para lá começam cedo, antes do sol nascer. E falando nisso, um dos pontos altos desse passeio é ver o sol nascer no campo geotérmico - o visual é inesquecível!

FOTO SEM EDIÇÃO
Como funciona o tour aos Geysers del Tatio?

Como disse, esse tour começa bem cedo, pela necessidade de conhecer o lugar com as temperaturas ainda baixas. Os Geysers têm seu pico das 5:30 às 7 horas da manhã. O local fica a cerca de 89 km da cidade de São Pedro de Atacama e da sua acomodação, partimos para o campo, saindo as 5 horas da manhã. Chegando lá, o show já está acontecendo e você vai curtir o visual e viver essa intensa experiência e tirar fotos incríveis. E o melhor: vemos o nascer do sol por lá e o visual é de cair o queixo. Logo é hora do café da manhã nesse lugar incrível com várias delicinhas do Chile - essa hora é uma das preferidas do tour. E ainda na área do Geyser del Tatio, há uma piscina termal em que é possível tomar banho. Tem gente que não encara por causa do frio, mas te digo que vale a pena! Relaxar numa piscina termal com aquele visual, não é nada mal! Depois disso, partimos para um lugar super especial. Vamos conhecer um lindo bofedal, que é um vale proveniente de nascentes fluviais vindas das montanhas próximas. Já na parte final do tour, passamos também no povoado de Machuca, um vilarejo tradicional, onde além de conhecer mais sobre a cultura, você poderá experimentar comidinhas típicas feitas com ingredientes frescos da região, inclusive churrasquinho de lhama (que eu não tive coragem!).

Quando ir aos Geysers del Tatio?

Independente de quando você vai, já aviso para ir bem agasalhado, pois as manhãs são super frias no deserto. O passeio pode ser feito em qualquer época do ano, o que muda mesmo é que no inverno, as temperaturas no início da manhã beiram -20 (mas com o nascer do sol, o termômetro vai subindo e fica mais confortável).

O que está incluso no tour?

Nesse tour está incluído o translado de ida e volta, um guia profissional e bilíngue que dará as instruções e informações durante todo o passeio. E além disso, o café da manhã completo está incluído no pacote!



Informações e valores

O tour Geysers del Tatio acontece das 5:00 às 12:00 e pode ser feito em qualquer época do ano.
O investimento por pessoa neste tour é de 30.000 pesos e o valor em reais vai variando de acordo com o valor da moeda quando você contrata o pacote. Lembrando que há também o ticket de entrada na atração que custa 10.000 CLP por pessoa. Esse tour é uma experiência imperdível no Deserto do Atacama e para fechar o tour comigo, manda um email para “bancandolagringa@gmail.com” que a gente conversa e eu te explico tudo direitinho para fecharmos. Ou pode falar comigo pelo instagram @bancandolagringa também.

Dicas e Recomendações Bancando La Gringa

O tour é de altitude (mais de 4 mil metros, como disse), então a minha maior recomendação é deixar esse tour para os últimos dias da sua viagem, quando você já estiver mais aclimatado. No dia anterior, evite carne vermelha e bebidas alcoólicas e durma pelo menos 7 horas - você precisa estar 100% para aproveitar o tour sem perrengues e com segurança. Vá de tênis ou bota de trilha! O tour envolve bastante caminhada, e o terreno é irregular, então é importante estar confortável e calçado com sapato resistente e preparado para o ambiente. Não esqueça a garrafa com água e o protetor solar. Apesar de parecer óbvio, muita gente esquece, e o ambiente árido do deserto vai te exigir estar sempre hidratado e protegido do sol. Bonés ou chapéus também são bem-vindos. Vista-se como uma cebola. É bem importante se vestir com várias camadas, principalmente no verão, já que no início do tour é super frio e no final já está mais ameno. Leve toalha, roupa de banho e chinelo - você vai querer dar um mergulho na piscina termal.



Tem alguma dúvida ou quer conversar mais sobre esse tour? Deixe aqui nos comentários. Vamos conversar!


Prefere assistir? Tem um vídeo completo no canal sobre esse passeio! É só clicar aqui!





QUER VIAJAR GASTANDO MENOS? SÓ CLICAR NESSES LINKS DE DESCONTO ABAIXO:

- DESCONTO DE 10USD WORLDPACKERS


- O QUE É A WORLDPACKERS?


- SEGURO VIAGEM COM 5% DE DESCONTO


- PASSAGEM AÉREA BARATA


- DESCONTO DE ATÉ R$179 NO AIRBNB

Continue ligado no blog e no YouTube para acompanhar todas as dicas! Eu estou fazendo vlog de tudo!!!!

Te vejo pelo mundo, bora viajar e não se esqueça de me seguir no Instagram pra ver todas as minhas viagens em tempo real pelos stories e super dicas pra facilitar ainda mais a sua viagem!



0 comentários:

Esse artigo te ajudou? Me conta nos comentários! Ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui também, vai ser um prazer te ajudar 🌻 👇