Quando comecei a planejar minha viagem pra Europa, uma das coisas que mais me deixava confusa era o assunto locomoção. Como ir de um pa...

Como se locomover na Europa da maneira mais econômica




Quando comecei a planejar minha viagem pra Europa, uma das coisas que mais me deixava confusa era o assunto locomoção. Como ir de um país ao outro, de uma cidade a outra e até mesmo se locomover dentro das cidades que eu passaria.  É mais barato ir de trem, ônibus ou de avião? Preciso comprar as passagens com antecedência? E por ter sido um assunto muito pesquisado por mim antes da minha viagem, achei super válido fazer esse post e responder todas as dúvidas que muita gente tem e que também eram minhas.


Trem, ônibus ou avião?

Na verdade não tem como dizer "Viajar de ônibus sempre vai ser mais barato", "Viajar de avião sempre vai ser mais caro". Isso é super relativo, vai variar da data que você busca e até mesmo com quanta antecedência. Mas falando de valores, existe uma forma muito fácil, prática, e o mais importante, confiável para saber qual a maneira mais econômica. Eu usei durante a viagem toda, o site GoEuro que também está disponível na versão de aplicativo (tanto pra Android quanto para iOS). Ele funciona de uma maneira super simples, você digita seu local de saída, seu local de destino e o aplicativo te mostra os valores de todos os meios de transportes até lá. Você pode usar vário tipos de filtros, como por exemplo: mais baratos, mais rápidos, sem transbordos (mudanças de aeroporto/rodoviária/ônibus) etc. Fiz uma simulação super simples pra mostrar a vocês como funciona. Lembrando que você pode usar essa plataforma para compras de passagens de cidade para cidade ou até mesmo outros países.

Página inicial do aplicativo




O primeiro passo é selecionar seu local de partida e de chegada (na simulação eu escolhi pesquisar o trajeto Roma x Milão, na Itália), logo depois, as datas (você pode comprar apenas ida). Você consegue selecionar nesse primeiro momento também, pra quantas pessoas você está procurando a passagem. Infelizmente não é possível pesquisar pelo mês inteiro como no SkyScanner por exemplo, nessa plataforma você precisa pesquisar por datas específicas.








Opções de meio de transporte

Após clicar em "pesquisar", o aplicativo te mostra as três opções, e você logo consegue visualizar qual vai ser a maneira mais econômica de ir até o seu destino. Nesse caso, a maneira mais barata seria o ônibus (circulado em vermelho no topo da imagem). Então pra esse trajeto, na data selecionada, temos: Trem a 35 euros, ônibus a 19 euros e o voo a 63 euros. Se você é que nem eu, que não se importa em passar horas em um ônibus pra economizar, sempre vale a pena comprar o mais econômico. E se você quer economizar, tem poucos dias de viagem e por isso não quer passar horas em um ônibus, te aconselho a buscar um que seja noturno (assim como esse primeiro que aparece na imagem). Assim, além de economizar uma diária em algum alojamento, você dorme, já acorda no seu destino e não perde tempo.
Fique atento se tem e como são as "mudanças" (circulado em amarelo abaixo da primeira opção de ônibus). Pois, muitas vezes não vale a pena todo o transtorno de um transbordo pra economizar tão pouco. Eu sempre prefiro pagar um pouquinho mais (só se for pouquinho mesmo) e comprar uma passagem direta. Se atente também no horário de chegada no seu destino e pesquise antes como será a locomoção do seu ponto de chegada até onde você vai se hospedar. Ninguém gostaria de ter que dormir no aeroporto (digo isso por experiência própria -risos-).
Como eu disse logo no início, você consegue selecionar vários filtros para encontrar a passagem que mais atende sua necessidade clicando ali onde está circulado em verde (no lado superior direito).

A plataforma te encaminha pro site que oferece o serviço selecionado e na maioria das vezes a empresa mais econômica para viajar na Europa de avião é a Ryanair e de ônibus é a FlixBus.

A forma de pagamento nesse aplicativo é cartão de crédito ou PayPal, se você assim como eu não tem cartão de crédito, você também pode comprar usando seu cartão de viagem ou até mesmo cartões pré pago. Eu uso o AcessoCard, mas isso fica pra um outro post.

Obs.: Verifique muito bem as datas antes de finalizar a compra, eu mesma comprei duas passagens pra data errada, pois quando você faz uma busca e depois faz outra, pode ser que o aplicativo mude o mês da sua passagem automaticamente. Uma dessas passagens que comprei errada eu consegui reembolso, já a outra, não. Isso acontece porque a plataforma te encaminha pra página da empresa que faz o serviço que você selecionou, então cada companhia tem sua regra de cancelamento. Esteja sempre atento a isso para não passar raiva depois e se estressar na sua viagem.



Preciso comprar as passagens com antecedência?

Se você já tem sua viagem planejada e todas as datas definidas, te recomendo altamente que compre com antecedência, assim você vai garantir as tarifas mais baixas. Como eu viajei sem um roteiro específico, não consegui comprar as passagens com tanta antecedência assim. Mas a diferença de valor de comprar uma passagem com antecedência e outra em cima da hora, pode ser na maioria das vezes, mais que o dobro do valor. Portanto, se puder se programar e já adiantar na compra das passagens, será perfeito!


Como se locomover dentro das cidades? Meios de transporte e dicas

Claro que cada cidade/país tem meios de transportes de diferentes tipos, valores e comodidade. Mas falando de uma forma geral, o meio de transporte mais utilizado por mim nesses dois meses e meio na Europa, foi sem dúvida o metrô. Em todos os países que passei, os metrôs têm máquinas nas estações e é lá mesmo que você vai comprar seus bilhetes. Se você não fala o idioma do local, você pode selecionar inglês ou espanhol pra facilitar na hora da compra. Recomendo que de acordo com os dias que você vai passar nas cidades, que compre os bilhetes que são de 2, 3, 4 ou até uma semana. Aí você paga um valor fixo e pode usar quantas vezes quiser o metrô. Muitos desses bilhetes, ainda inclui o tram que são os bondinhos como o da foto no início desse post. Na Europa há serviço de Uber, porém eu não usei uma única vez porque achei os valores exorbitantes! E sempre tenham muito cuidado e atenção ao usar os serviços de taxistas (isso vale pro mundo todo!), além de ser caro eles podem passar notas falsas, dar voltas antes de te deixar no seu destino pra corrida sair mais cara. A minha dica é, baixe um mapa offline, como por exemplo o Maps.me e ao entrar no táxi, tenha aberto no celular o trajeto que você vai fazer e peça pra que o taxista siga o mapa. Algo muito importante também, é antes de entrar no táxi, perguntar o valor aproximado da corrida pra não ter surpresas.


E se eu quiser viajar de carona na Europa?

Nessa viagem eu não viajei de carona, mas existe um aplicativo maravilhoso pra isso caso você não se sinta seguro e confiante pra ir até a beirada de uma estrada e pedir carona. O aplicativo (e também site) é o BlaBlaCar. Nele você precisa seguir os mesmos passos que expliquei acima sobre a GoEuro. Nesse site, você encontra pessoas que vão fazer o mesmo trajeto que você e o pagamento é aquela ajudinha na gasolina. Pelo próprio aplicativo você consegue ver o valor que as pessoas oferecem a carona, horário de saída, de chegada, foto do motorista e o mais importante, a reputação do motorista. Esteja sempre atento as avaliações no perfil de quem está oferecendo a carona.
Mas se por acaso você quer ir pra estrada e pedir carona mas tem medo ou dúvidas, eu tenho um post no blog dando dicas de acordo com a minha experiência indo de carona do Brasil até o Chile. É só clicar aqui.


Se depois desse post você ainda tem dúvidas sobre locomoção na Europa ou até mesmo dicas que possam ser agregadas a esse post, não pense duas vezes, comente aqui. Assim conseguimos ajudar cada vez mais pessoas a viajarem tranquilas sabendo tudinho antes mesmo de chegar aos locais.

Não deixe de me seguir no Instagram pra me acompanhar ao vivo nas minhas viagens através dos stories e também ter acesso as melhores dicas dos locais que passo! Não se esqueça que viajar é possível pra todo mundo! Você só precisa se planejar e perder o medo. Nos vemos pelo mundo!



QUER VIAJAR GASTANDO MENOS? SÓ CLICAR NESSES LINKS DE DESCONTO ABAIXO:

- DESCONTO WORLDPACKERS
- O QUE É A WORLDPACKERS?
- SEGURO VIAGEM
- PASSAGEM AÉREA BARATA
- DESCONTO AIRBNB
- DESCONTO BOOKING











0 comentários:

Esse artigo te ajudou? Me conta nos comentários! Ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui também, vai ser um prazer te ajudar 🌻 👇