ATUALIZADO: 19/09/2022 Talvez essa seja sua primeira viagem internacional pós pandemia, talvez não. Mas a verdade é que todos os destinos t...

Requisitos atualizados para entrada de brasileiros no Chile em 2022


ATUALIZADO: 19/09/2022

Talvez essa seja sua primeira viagem internacional pós pandemia, talvez não. Mas a verdade é que todos os destinos têm restrições e exigências desde que tudo isso começou. Se você caiu aqui de paraquedas, meu nome é Gabriele Pessanha, mais conhecida como “Gabi do @bancandolagringa” e minha história como nômade começou em Santiago do Chile, onde vivi por 3 temporadas, ou seja, 3 anos consecutivos. Me mudei pra cá, pela primeira vez em 2018 e esse ano (2022) estou de volta, vivendo a quarta! 


As restrições de viagens estão cada vez menores, mas ainda existem e precisamos nos atentar a elas pra não rolar nenhum imprevisto durante suas férias e menos ainda na hora do embarque. Nesse artigo, vou te atualizar sobre tudo que você precisa saber e ter pra conseguir embarcar pra Santiago do Chile. Bora de checklist do que é OBRIGATÓRIO pra sua entrada no país?


✔️ Documento de identidade dentro da validade (passaporte com menos de 1 ano restante pro vencimento ou carteira de identidade original em mãos com menos de 10 anos de expedição. Apenas! Não, não serve carteira de motorista).

✔️ Comprovante de vacinação do SUS em espanhol, que você baixa no app Conecte SUS - não precisa estar impresso, deixe o PDF salvo no seu celular de uma maneira que você consiga acessar de modo off-line, pra caso não consiga se conectar com o Wi-Fi do aeroporto (que por sinal, é muito bom e o acesso é livre).


Recomendado:


✔️ Seguro viagem


Abaixo, cada um dos tópicos em detalhes:


✔️ Pase de movilidad (ou comprovante de vacinação):


ELE NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO pra entrar no Chile! (Embora você precise apresentá-lo pra fazer o tour de Uyuni saindo de San Pedro do Atacama, se esse for seu caso, você precisa do Pase de Movilidad ou o comprovante de vacinação do SUS na versão em espanhol, impresso). Ele pode demorar até um mês pra sair, e nada mais é do que a validação das suas vacinas contra a COVID-19. 


Caso você queira/precise emitir o seu, é só acessar o site do governo clicando aqui e fazer seu cadastro. Você vai precisar dos comprovantes da sua vacina em formato PDF, o que você consegue emitir pelo próprio aplicativo do SUS, o Conecte SUS. O site é bastante intuitivo, após fazer o seu cadastro no Me Vacuno, é só clicar em “Validação” e enviar os dados solicitados. Se você não fala espanhol, não se preocupe, existe a possibilidade de colocá-lo em português! 



Quando suas vacinas forem validadas você  vai receber um email do governo informando, aí é só entrar no Me Vacuno mais uma vez e fazer o download, porém agora na aba “Minhas vacinas” (também visível na imagem acima).


⚠️ Percebeu que no print da minha conta no Me Vacuno tem um sinal de alerta? É porque a minha dose de reforço não foi aceita pois ainda não caiu no sistema do SUS (embora eu já tenha tomado há algum tempo). Se você vem como turista, não se preocupe com isso mas se sua ideia é viver aqui, você vai precisar ter a dose de reforço. Caso a sua situação seja a mesma que a minha, você pode ir até seu postinho de saúde e pedir que insiram a terceira dose no sistema.


ATENÇÃO: Tenho recebido relato de muitas pessoas que estão demorando mais de um mês pra enviarem o Pase, mas como ele não é obrigatório pra ENTRADA no país, você consegue resolver ao chegar aqui. Basta ai até o Centro de Atención al Público Minsal que fica na rua: Enrique Mac Iver 446 e levar o PDF que você pode baixar no Conect SUS e lá no local eles vão fazer a validação das vacinas e liberar o seu Pase! (Eu precisei fazer isso e super funcionou, foi bem rápido)


 Seu pase de movilidad tem essa carinha aqui:



✔️ Seguro viagem (OPCIONAL)


Até alguns meses atrás, o seguro viagem era obrigatório mas com as novas medidas, se tornou OPCIONAL. Porém, sempre vou recomendar que você contrate o seguro pra qualquer viagem que for fazer independente da obrigatoriedade. Ainda mais aqui no Chile, onde a saúde é caríssima e você não pode contar com o SUS (agradeça diariamente por termos SUS).


Garanta aqui até 15% de desconto no seu seguro viagem clicando aqui


A seguradora que eu contratei e indico de olhos fechados é a Seguros Promo e usando o cupom BANCANDOLAGRINGA você ganha até 15% de desconto! É só clicar aqui e fazer seu orçamento pra começar a se preparar desde já!!! 


💡 Algumas dicas extras:


  • Caso não veja necessidade em chegar conectado para facilitar o uso de mapas, prefira comprar um chip local nas ruas de Santiago. Sairá bem mais em conta! Custa 1.000 CLP um chip com 7 GB de internet. Na cotação atual, isso seria em torno de R$6,66. Caso prefira receber um chip com internet com um plano personalizado pra durar toda a sua estadia, você pode fazer um orçamento clicando aqui 


  • Não é mais necessário apresentar PCR para entrar no país, porém eles selecionam aleatoriamente pessoas para realizá-lo antes mesmo de passar pela imigração.


  • Reserve os seus passeios com antecedência, o turismo em Santiago já não funciona como antes e em alta temporada as vagas se esgotam super rápido. Você pode fazer seu orçamento comigo clicando aqui


  • Caso ainda não tenha comprado sua passagem aérea, você pode fazer um orçamento clicando aqui e garantindo até 35% de desconto!

  • Quer assistir aos vídeos sobre Santiago e Atacama e ter uma visão melhor e mais real de como são as coisas pelo Chile? Clique aqui e comece agora mesmo a maratonar os vídeos do meu canal! 


Ficou alguma dúvida? Fique a vontade pra me chamar no direct lá do Instagram pedindo ajuda. Será um prazer enorme te ajudar. Ah, e claro, não deixe de me seguir por lá (onde posto conteúdos atualizados e em tempo real sobre o Chile) e de se inscrever no canal do YouTube!


Nos vemos pelo mundo 🌍 

Abraços, 

Gabi Pessanha.








4 comentários:

  1. Nossa, esse post me salvou. Tenho viagem marcada pro mês que vem. Obrigada Gabi <3

    ResponderExcluir
  2. Ela voltou com tudo 🥰 melhores Dicas do Chile 💙❤💙❤

    ResponderExcluir
  3. Que dicas maravilhosas! Tirou muitas dúvidas. Muito obrigado ❤️

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi!! Tudo bem? Como é a escolha para o teste no aeroporto?

    ResponderExcluir

Esse artigo te ajudou? Me conta nos comentários! Ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui também, vai ser um prazer te ajudar 🌻 👇